Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Somos sempre Nós… Utilização humana da água faz subir o nível dos oceanos

Posted by eficienciahidrica em 2012/05/23

O aumento do nível dos oceanos nas últimas décadas não é todo explicável pelo degelo de glaciares e superfícies geladas nos círculos polares. A utilização da água pelos seres humanos, em diferentes atividades, como a irrigação na agricultura, o próprio armazenamento da água e os transvases que muitos vezes lhes estão associados são responsáveis por quase metade do valor da subida dos oceanos entre 1961 e 2003. É o resultado de um estudo publicado na Nature Geoscience.

A avaliação foi feita por investigadores japoneses e dos Estados Unidos que desenvolveram um modelo de cálculo para chegar a esta conclusão. De acordo com as medições feitas pelas redes mundiais de marégrafos, o nível global dos oceanos aumentou em média 1,8 milímetros por ano, entre 1961 e 2003. No entanto, apenas 1,1 milímetros por ano, naquele mesmo período, era exclusivamente atribuível a consequências do aquecimento global, entre os degelos e o aumento da temperatura superficial das águas oceânicas, já que esse aquecimento induz uma dilatação térmica.

Havia assim um valor de 0,77 milímetros na subida do nível do mar cuja origem não se conhecia. Os dados publicados agora pela equipa de Yadu Pokhrei, da Universidade de Tóquio, vieram resolver o problema. Este valor tem a ver com as atividades humanas em terra relacionadas com a água: o seu consumo global e a utilização das reservas de aquíferos, bem como armazenamentos de água e a sua perda em bacias fechadas, bem ilustrada no caso do Mar de Aral, no Cazaquistão,. Em poucas décadas, este imenso lago de água salgada que alimentava uma comunidade pesqueira, ficou reduzido a menos de metade, devido ao desvio sistemático dos rios que o alimentavam, para irrigação de campos agrícolas, pelas autoridades da ex-União Soviética, traduzindo-se numa catástrofe social e ambiental.

Pelas contas da equipa de Yadu Pokhrei, o valor da subida do mar devido a estas atividades humanas relacionadas com a água chega a 42%. Ou seja, quase metade do total anual da subida dos oceanos fica dever-se a essas atividades.

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2533840

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: