Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Preço da água tem de aumentar para reflectir estrutura de custos

Posted by eficienciahidrica em 2012/03/23

A existência de políticas públicas eficazes e a actuação do sector privado é essencial para a gestão sustentável da água, observa o relatório Water Tight 2012, apresentado esta semana pela Deloitte. O documento analisa o futuro do sector global da água tendo em conta as principais tendências globais tais como o crescimento populacional, o crescente desenvolvimento económico e a urbanização, em conjunto com a alteração dos padrões climatéricos.

O relatório refere que há um argumento muito forte no sentido do aumento do preço da água ou, alternativamente, para a criação de sistemas de preços que respondam aos desafios da escassez, permitindo que as entidades gestoras invistam em infra-estruturas que precisam de renovação, e estas próprias instituições tenham resultados financeiros sustentáveis. No entanto, o aumento do preço nos níveis de consumo de água são uma decisão política difícil, pelo que uma solução que potencialmente garanta preços «toleráveis» a par de um retorno financeiro «razoável» para as entidades gestoras passa pela fixação de preços por escalões. Aliás, os preços por intervalos já foram implementados com sucesso em países como Israel, Austrália, Coreia do Sul, em Hong Kong e nalguns locais dos Estados Unidos.

Joaquim Duarte Oliveira – Manager, Enterprise Water Strategy na Deloitte, particularizando para o caso nacional, lembra que em Portugal já existem experiências de preços escalonados da água. No entanto, aponta, a diferenciação no preço pode ser feita de diferentes formas: por consumo directo, ou seja, litros consumidos por perfil de consumidor, isto é, tipo de entidade que consome, seja particular ou empresarial/ industrial; ou até por região. «É claro que o factor preço tem uma influência directa na racionalização e no consumo, mas a questão mais relevante por detrás da diferenciação do preço é se este reflecte a estrutura de custos inerente, o que nem sempre acontece. Este será o grande desafio para os governos e utilities, uma vez que é fundamental para assegurar a sustentabilidade empresarial do sector no médio e longo prazo», sustenta.

Neste contexto, a utilização eficiente deste recurso é considerado fundamental. Mas um aspecto com elevado impacto na eficiência, que muitas vezes não é considerado, é a implementação de práticas de gestão integrada dos activos ao longo do seu ciclo de vida. Tal pode ser feito «através de programas de monitorização da rede de abastecimento, quer através de práticas de manutenção adequadas ao estado de conservação de cada activo, que potenciem o aumento da eficiência na gestão da água», afirma o responsável da Deloitte.

A inovação na gestão da água é outra das questões consideradas importantes para esta nova era da água. A inovação neste sector está muito associado «a soluções tecnológicas na gestão deste recurso natural, as quais permitem a sua reutilização, de forma a minimizar os constrangimentos do lado da oferta», explica Joaquim Duarte Oliveira. Mais recentemente têm sido utilizadas soluções tecnológicas para a reutilização/ aproveitamento de águas residuais (por exemplo para rega de jardins), porém existem soluções também ao nível do tratamento da água, ou mesmo contadores inteligentes que permitem inovar na gestão da água. «Nos próximos anos, a tecnologia vai ter um papel fundamental na sustentabilidade da água e na eficiência da sua gestão», remata.

 

Fonte: http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=11908

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: