Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Professor da UA apresenta práticas portuguesas de eficiência hídrica em edifícios no Fórum Mundial da Água

Posted by eficienciahidrica em 2012/03/12

«Water Efficiency in Buildings: The Portuguese Approach» é o título da comunicação que o Prof. Armando Silva Afonso, docente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro (DECivil), apresenta, a 16 de março, numa sessão paralela ao 6º Fórum Mundial da Água, que se realiza em Marselha, entre os dias 12 e 17 deste mês. O especialista em eficiência hídrica da UA é o único português presente no evento.

O convite para esta conferência partiu do Projeto Europeu InsMed, que visa a estruturação de um cluster de eco design/construção, bem como a difusão de tecnologias inovadoras na região Euro Mediterrânica. O projeto é liderado pela Câmara de Comercio e Industria de Marselha (França), tendo como parceiros a Universidade do Algarve (através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia – CRIA), a Câmara de Comércio e Industria de Messinian (Grécia), a Universidade Politécnica de Barcelona (Espanha) e o Instituto de Desenvolvimento Social (Portugal).

A comunicação que o professor da UA apresenta em Marselha, dia 16 de março, reflecte as práticas portuguesas no domínio da eficiência hídrica em edifícios e está inserida na reunião final do InsMed, um dos muitos eventos paralelos ao Fórum Mundial da Água.

Ainda neste âmbito, importa recordar que muito recentemente o mesmo docente foi convidado pelo governo grego a acompanhar a implementação de um programa de gestão da água em edifícios. Numa primeira fase, a Grécia prevê implementar um sistema de certificação e rotulagem da eficiência hídrica dos produtos (como por exemplo chuveiros e torneiras), aplicáveis a dispositivos para edifícios públicos e privados.

Fonte: http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=23355

Advertisements

3 Respostas to “Professor da UA apresenta práticas portuguesas de eficiência hídrica em edifícios no Fórum Mundial da Água”

  1. João Gaivão said

    Parece que a nossa Ministra Assunção Cristas , também vai estar presente nessa conferência. Seria bom que a Srª Ministra em vez de aparecer a publico de mão estendida apenas para anunciar pedidos de ajuda a Bruxelas por causa da seca , viesse anunciar que medidas pensa tomar para Portugal, no sentido de implementar regulamentação e medidas concretas para combater os despedicios de água
    Seja no ambito do uso eficiente da água , seja na eficiência hídrica pouco ou nada se tem feito nessa matéria .
    O estado português , seja nos hospitais, prisões e outros serviços públicos desperdiça centenas de milhares de euros em água , que de outra forma poderiam ser poupados e canalizados esses recursos para outros fins .
    O nosso país continua a ver o “comboio passar infelizmente” e não é por uma questão de dinheiro mas de vontade politica

    • Não há dúvida em relação a esse ponto, independentemente da cor partidária!!! O PNUEA foi feito em 2001…
      Mas também é verdade que depende de todos nós combatermos o desperdício… pelo menos em nossas casas!!!

      • João Gaivão said

        È o que faço e tento na medida do possível que muitas mais tomem essas medidas nas nossas casas .
        Eu quando falo não refiro partidos politicos , porque em todos os quadrantes há bons e maus politicos , mas a ausencia de medidas nessa matéria parecemos um deserto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: