Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Universidade de Évora criou controlador de água para regar sem desperdício

Posted by eficienciahidrica em 2011/10/19

Regar sem esbanjamento, utilizar a quantidade exacta de água que as plantações precisam é o objectivo da Ecorega, uma tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora. O sector agrícola, as câmaras municipais e os campos de golfe estão entre os potenciais interessados.

A equipa liderada pelo professor Shakib Shahidian, 46 anos, iraniano que vive em Portugal desde os dez anos, construiu um controlador que visa substituir o programador tradicional dos sistemas de rega e que, tal e qual um pequeno computador, ajusta a quantidade de água com base na temperatura, época do ano, radiação solar, características do local e tipo de flora.

“Tendo em conta a evapotranspiração que faz as plantas perderem água, o sistema calcula essa perda, debitando a exacta quantidade de água que a planta perdeu nesse dia, mantendo um teor constante de água no solo, dando às plantas aquilo que elas precisam e conseguindo poupanças significativas”, refere.

Este sistema está em fase experimental na Herdade da Mitra, um dos pólos daquela instituição universitária e num terreno municipal contíguo ao Clube de Ténis de Évora.

Do campo para o jardim

O professor salienta que esta tecnologia é ideal para os campos de golfe, como é igualmente útil para as câmaras municipais. “As autarquias não têm pessoal suficiente para todas as semanas adaptarem os programadores de rega aos diferentes tipos de vegetação dos jardins públicos, por isso programam sempre a mesma quantidade de água”, frisa.

Esta prática pode, agora, ser melhorada com uma monitorização por sectores. “Imagine-se que temos oliveiras e relvado no mesmo sítio. Sabemos que as oliveiras precisam de menos água do que a relva. O que este controlador permite fazer é adequar uma pressão mais pequena para as oliveiras e uma maior para o relvado devido aos sensores que tem”, descreve.

Shakib Shahidian está a trabalhar no controlador da rega desde 1995. Numa primeira fase, esta invenção tinha como fim a poupança no sector da agricultura (ver texto ao lado). O projecto foi-se desenvolvendo e evoluiu também para os relvados, dando resposta às autarquias, mas tendo em conta que estão previstos para a região muitos projectos de interesse nacional (PIN) que contemplam campos de golfe, para os quais a relva é imprescindível. O professor afirma que o Departamento de Engenharia Rural foi contactado, há poucos meses, por um responsável pela rega na Câmara Municipal de Portimão para experimentarem esta tecnologia. Agora já há também um sistema montado no espaço envolvente ao castelo de Silves, continua. O mesmo responsável sublinha que este controlador custa menos que um controlador de rega normal. “O nosso equipamento fica por cento e poucos euros e somos nós que o instalamos, damos apoio técnico, garantimos o seu funcionamento e damos a formação necessária”.

Fonte: Jornal Público

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: