Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Consumo de Água desce com crise??? Ou será Eficiência??? Ou condições climatéricas favoráveis para tal???

Posted by eficienciahidrica em 2011/08/30

Os portugueses consomem cada vez menos água. A EPAL – empresa que garante o fornecimento a 2,8 milhões de residentes na área de Lisboa – viu o abastecimento sofrer uma quebra de 2% no último ano. Em tempo de crise, mesmo nas facturas mais modestas, os portugueses procuram poupar alguns euros.

A EPAL forneceu em 2010 um total de 213.799.910 metros cúbicos de água. No ano anterior, o fornecimento foi de 217.085.364. A redução do consumo prossegue este ano: no primeiro semestre, o volume de negócios registou uma quebra de 1,2 milhões de euros. Tendo em conta os consumos por habitante em 2007 e no último ano, os indicadores da empresa revelam uma redução de 14 litros por dia, para um total de 206 litros em 2010. A média nacional de consumo per capita é de 152 litros diários.

Também na Águas do Ribatejo, empresa que garante o fornecimento a sete concelhos, os consumidores procuram poupar. “Nos primeiros seis meses o consumo desceu 24% em relação a igual período do ano passado e estamos confiantes de que, perante um Verão ameno, a poupança será ainda mais significativa até ao final do ano“, referiu Nelson Lopes, do departamento de comunicação da empresa.

A mudança de hábitos no consumo resulta da preocupação dos clientes em poupar, mas também de acções pedagógicas junto de cinco mil crianças nas escolas. Um terceiro factor é a adopção de medidas que visam restaurar as canalizações, para evitar perdas e detectar roubos de água“, acrescentou.

Susana Fonseca, presidente da associação Quercus, sublinha que com a crise “as pessoas aprendem a usar a água para as suas necessidades diárias, mas procuram soluções para terminar com os desperdícios“. Susana Fonseca lembra que “a água é um bem escasso e a redução do consumo permite maior equilíbrio da natureza“.

Pior Seca dos Últimos 100 Anos Mudou Hábitos

O presidente do Instituto da Água (INAG), Orlando Borges, diz que “os portugueses ganharam forte consciência da necessidade de poupar água aquando da seca de 2005, que foi a pior nos últimos cem anos“. “Além dos múltiplos apelos para poupar, as empresas, como a EPAL, reforçaram uma estratégia de combate ao desperdício, reparação de rupturas e perdas“, acrescenta. Em 2004, o consumo por habitante/ano era de 63,5 metros cúbicos: em 2006, caiu para 54,5.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/consumo-de-agua-desce-com-crise

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: