Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Município de Coruche promove Eficiência Hídrica em Parceria com as Águas do Ribatejo

Posted by eficienciahidrica em 2011/03/29

A acção inserida num plano de redução de consumos de água e energia em todos os edifícios e espaços públicos do domínio municipal contou com o apoio da Associação Nacional para a Conservação da Natureza (QUERCUS) na componente hídrica e da Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) na área energética.

A Engª Filipa Alves da QUERCUS, abordou as questões ligadas à eficiência hídrica e deixou um conjunto e sugestões que podem contribuir para reduzir de forma significativa os consumos de água no domínio de actuação do Município.

O vice-presidente da câmara Francisco Oliveira sensibilizou os colaboradores para a necessidade de realizar um esforço conjunto de modo a que os planos traçados possam ser eficazes. O autarca deu como exemplo o investimento que está a ser feito para que as águas das piscinas municipais possam ser aproveitadas para regas de espaços públicos, abastecimentos de carros de bombeiros e de cisternas para lavagens de pavimentos, permitindo poupar água e reduzir o volume de água residual sujeita a tratamento na ETAR.

A substituição de torneiras, autoclismos e outros equipamentos com fugas de água por sistemas modernos e mais eficientes, e o aproveitamento das águas da chuva para regas e lavagens, são apenas algumas das medidas a adoptar para um uso mais eficiente da água. Neste momento já é possível controlar os volumes de água consumidos em quase todos os espaços públicos, permitindo desta forma monitorizar os consumos e corrigir anomalias.

Na área da energia, o objectivo também passa pela redução dos consumos em nome do ambiente e da economia. O Arquitecto Pedro Ramos da Agência Municipal de Energia de Sintra deixou um conjunto de boas práticas que ajudam a reduzir de forma significativa os consumos nos serviços municipais e noutros espaços públicos. Em causa está, entre outros aspectos, uma optimização do uso  dos equipamentos, uma climatização eficaz dos edifícios e uma melhor utilização dos transportes. Pedro Ramos referiu que é preciso adoptarmos comportamentos de poupança como fazemos nas nossa casas “porque o dinheiro dos municípios e do Estado é o nosso dinheiro” e o ambiente também agradece a redução dos consumos de energia.

Fonte: http://www.aguasdoribatejo.com/artigo.aspx?lang=pt&id_object=1047&name=MUNICIPIO-DE-CORUCHE-PROMOVE-EFICIENCIA-HIDRICA-EM-PARCERIA-COM-A-AGUAS-DO-RIBATEJO-

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: