Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Jardim Botânico poupa 25 mil euros em Água por ano

Posted by eficienciahidrica em 2011/03/28

As intervenções realizadas no Jardim Botânico no âmbito do projecto de restauro dos antigos sistemas hidráulicos e aproveitamento de água em 12 jardins históricos nacionais, financiado pelo programa europeu EEA Grants, permitiram poupar os cerca de 25 mil euros que eram gastos anualmente em consumo de água da rede pública e que significavam um terço do orçamento do jardim. Isso mesmo lembraram, ontem, Helena Freitas e a arquitecta paisagista Cristina Castel-Branco, na apresentação do livro “A Água nos Jardins Portugueses”.

A obra documenta o antes, o durante e o depois das intervenções realizadas nos 12 jardins, sublinhando as vertentes patrimonial e ecológica de um projecto liderado pela Associação Portuguesa de Jardins Históricos. Dirigido por Cristina Castel-Branco, o livro foi apresentado pela professora universitária Helena Freitas, vice-reitora da Universidade de Coimbra, numa sessão em que esteve presente a embaixadora da Noruega, Inga Magistad, no Hotel da Quinta das Lágrimas.

«Um dos elementos mais importantes nestes jardins históricos é a água» e num século que se vai debater com uma enorme escassez de água, é muito importante estudar e recuperar «os antigos sistemas locais e autónomos de água que tinham estes jardins quando não existia abastecimento de água de rede», explicou ao Diário de Coimbra Cristina Castel-Branco, responsável pela coordenação do livro.
E se, no Jardim Botânico, a poupança conseguida com a recuperação de uma cisterna e de outros sistemas hidráulicos para rega, fontes, etc., permite aplicar os 25 mil euros anuais em outros projectos, já noutros jardins intervencionados permitiu embelezar espaços, recuperar outros e abri-los ao público. Na Quinta das Lágrimas, exemplificou a arquitecta paisagista, a água da Fonte das Lágrimas é usada para encher o grande lago do anfiteatro Colina de Camões e alimenta o sistema de rega dos relvados, naquele que é hoje o palco do anual Festival das Artes.

Aprender com os antigos
A água já estava nos 12 jardins reabilitados, «simplesmente foi devolvida à terra. Os jardins vão durar mais graças a este projecto» e o livro agora apresentado vai «perpetuar a intervenção realizada e motivar outras», referiu Cristina Castel-Branco, que agradeceu à embaixadora da Noruega, aos 40 autores do livro, aos proprietários dos jardins e às muitas pessoas que trabalharam na sua recuperação.
Inga Magistad manifestou «orgulho» pelo seu país poder patrocinar este projecto de recuperação de estruturas hidráulicas, devolvendo «o equilíbrio ecológico a jardins históricos portugueses».

No que se refere à gestão destes e de outros espaços verdes urbanos, Helena Freitas sublinhou, além da questão financeira e ecológica dos gastos de água, preocupações com a biodiversidade, sugerindo que se deixe de «abusar» dos campos relvados e que se aposte mais «naquilo que a natureza nos oferece de forma mais rentável e equilibrada», em respeito pela arquitectura e história dos espaços.

Um milhão de euros para devolver beleza e poupar Água
Este projecto de recuperação de estruturas hidráulicas, muros e caminhos, em jardins históricos, foi submetido pela Associação Portuguesa de Jardins Históricos – uma organização não governamental que preserva «um património tão pouco conhecido como pouco defendido, desde logo por legislação», diz Cristina Castel-Branco, que foi uma das suas fundadoras – a um apoio do EEA Grants do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, programa financiado essencialmente pela Noruega.

A aprovação da candidatura, em 2007, resultou num investimento global de um milhão e 84 mil euros, sendo a grande fatia (75 %) para restauro de sistemas hidráulicos, muros e pavimentos e o restante dividido por estudos, projectos de arquitectura paisagística e rega, despesas de gestão e administrativas, etc.

Fonte: http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=11982&Itemid=135

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: