Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Projecto português vai produzir energia ao abrir a torneira

Posted by eficienciahidrica em 2011/03/23

Um projecto promovido pela Águas do Vouga vai permitir gerar energia pelo simples acto de abrir uma torneira de água, de acordo com o Jornal de Notícias.

O projecto chama-se TERESA (Turbina de Energia Renovável em Sistema de Abastecimento) e tem como parceiros a Spheraa, empresa que trabalha em produção de energia através de turbinas, e a Luságua, empresa da Águas do Vouga que tem como objectivo aproveitar o potencial energético das condutas de abastecimento público.

A solução passa por montar uma turbina de 85kw a montante do reservatório de abastecimento, numa conduta paralela à original, e para onde a água é desviada antes de entrar no reservatório. Como chega com muita pressão, a água acciona as pás da turbina e produz energia que é armazenada e posteriormente vendida à rede eléctrica nacional.

Segue depois para o reservatório e, de seguida, para a casa dos clientes. “Em todo este processo, a qualidade da água não é comprometida”, explicou o presidente do conselho de administração da Águas do Vouga.

O projecto, que vai ser inaugurado oficialmente a 30 deste mês pela ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, motivou um investimento de 250 mil euros e deverá produzir anualmente 482 mil kw de energia, o equivalente ao consumo anual de 550 agregados familiares médios.

Paralelamente, vai evitar a emissão de 200 toneladas de CO2 por ano, o equivalente e 1100 viagens de automóvel entre Lisboa e Paris.

O projecto vai chegar a outros clientes e outras instalações do grupo Aquapor – que detém a Águas do Vouga – e insere-se no objectivo de “rentabilizar a eficiência energética” das instalações da empresa.

O objectivo é baixar os custos com energia, que rondam entre os 15 e 30% do total, contribuindo no futuro também para a redução da tarifa de água dos clientes.

Ainda segundo o Jornal de Notícias, a ministra do Ambiente já se mostrou interessada em replicar este modelo em instalações da Águas de Portugal.

A Águas do Vouga é responsável pelo abastecimento de água a cerca de 250 mil habitantes de seis concelhos: Águeda, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo e Murtosa.

Fonte: http://www.greensavers.pt/2011/03/22/dia-da-agua-projecto-portugues-vai-produzir-energia-ao-abrir-a-torneira/

Anúncios

Uma resposta to “Projecto português vai produzir energia ao abrir a torneira”

  1. Mário Ventim Neves said

    É pena que a notícia seja dada de forma pouco consistente e nada didáctica.
    Seria bom que se não propagasse a confusão entre energia e potência.
    Não faz sentido dizer: “…. produzir anualmente 482 mil kw de energia”. Energia é em kWh (quilowatt-hora,que é o produto de quilowatt, potência, por hora, tempo, dando energia).
    Para avaliar do interesse económico e ambiental global do sistema, haveria que saber se a água que chega ao depósito tem a sua pressão devida a escoamento gravítico apenas, ou se sofre bombagem a montante. Neste último caso, seria no apropriado dimensionamento e gestão do sistema de bombagem que haveria que actuar para obter optimizar o rendimento e minimizar o impacte ambiental.
    Ventim Neves
    prof.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: