Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Hospital Poupa mais de 560 mil litros de água com abertura de “Auto-Lavagem de Automóveis”

Posted by eficienciahidrica em 2011/02/09

Lavagem de carros no estacionamento terá água usada no arrefecimento de motores.

Trilhando caminho da sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente, um Hospital no Brasil inaugurou dia 8 de Fevereiro de 2011 uma “Auto-Lavagem de Automóveis” no estacionamento inferior. A ideia visa a beneficiar os colaboradores, que poderão deixar os carros para lavar durante o horário de trabalho, mas principalmente reaproveitar mais de 560 mil litros de água potável mensalmente despejados no esgoto. A água descartada é utilizada para o arrefecimento de três motores geradores de vácuo do hospital que funcionam 24 horas, sete dias por semana. “Os motores não podem parar e a cada minuto jogamos 13 litros de água no esgoto.

Com a inauguração da “Auto-Lavagem de Automóveis”, vamos bombear toda a água e reutilizá-la em benefício do hospital”, detalha o Supervisor de Manutenção do Hospital. A criação da “Auto-Lavagem de Automóveis”. “Instalamos caixas de armazenamento de água na saída dos motores geradores de vácuo e na “Auto-Lavagem de Automóveis”. As duas estão interligadas por tubulação subterrânea. Com isso, conseguimos bombear a água que seria descartada diretamente para o local onde serão lavados os carros”, acrescenta o Supervisor. Segundo o Diretor do Hospital a instalação do serviço une o útil ao agradável: “É mais um benefício que oferecemos ao colaborador, que poderá deixar o carro durante o horário de trabalho e retirar no mesmo dia. Ao mesmo tempo, reutilizamos a água anteriormente descartada, incrementando as acções socio-ambientais do hospital”.

Como a quantidade de água é muito grande, mesmo com a reutilização do serviço ainda haverá sobra. Dessa forma, já está previsto a instalação de 3.ª caixa de armazenamento. Todas as áreas e materiais que necessitam de lavagem, como carrinhos de recolha de resíduos, passarão a utilizar água obtida.

Fonte: http://www.hospitalmariocovas.org.br/internas.aspx?iD=1&Sc=55&Ss=664

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: