Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

“Ciência Hoje” atribui prémio Seeds of Science 2011 ao Prof. Vítor Costa

Posted by eficienciahidrica em 2010/12/22

O investigador e docente no Departamento de Engenharia Mecânica da UA, Prof. Vítor Costa, vai ser um dos dois investigadores distinguidos pelo Jornal de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo “Ciência Hoje” com o prémio Seeds of Science 2011, na categoria de Engenharias e Tecnologias. O galardão é entregue na IV Gala da Ciência, que se realiza no dia 21 de Maio de 2011, no Casino da Figueira da Foz.

A atribuição do prémio, que pretende distinguir a actividade desenvolvida pelo Professor na área da Engenharia Mecânica, é na sua opinião “um reconhecimento do trabalho desenvolvido, e um grande incentivo para o muito trabalho que há para desenvolver”. O investigador da UA concebeu, recentemente, uma torneira misturadora inovadora que permite reduzir o desperdício de água em casa. O dispositivo, que se encontra patenteado a nível internacional, possibilita a reutilização da água que é desperdiçada sempre que se abre a torneira da água quente e se espera que ela aqueça. “Em média, são três litros de água potável que correm directamente para o esgoto, por cada utilização deste tipo”, estima o investigador.

Com este sistema, em desenvolvimento desde 2007, a torneira só fornece água quando ela já está quente de modo a satisfazer as necessidades do utilizador, de acordo com o especialista. “A água fria, que se encontra na tubagem, entre a caldeira ou o esquentador e a torneira, é guardada num reservatório e entra novamente na rede, o que pode representar uma economia de várias centenas de litros de água no final de cada mês”. O sistema apresenta ainda a mais-valia de poder também ser usado em instalações antigas sem a necessidade de fazer grandes obras de construção. “Pode usar-se com uma torneira misturadora usual, desde que se acrescente um componente hidráulico específico de pequenas dimensões e um reservatório para acumulação da água a poupar em cada utilização”, explicou aquele investigador.

O sistema foi desenvolvido em conjunto com uma empresa Portuguesa que concentra a sua actividade no fabrico e comercialização de torneiras, e deverá chegar ao mercado no ano de 2011. O investigador sublinha ainda que a escolha deste produto pode ser importante para obter uma boa classificação energética dos edifícios, acrescentando que o sistema não usa qualquer fonte adicional de energia.

De acordo com dados da Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP), o desperdício doméstico de água em Portugal atinge anualmente 750 milhões de euros.

Fonte: http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=19258

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: