Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Mais Vale Prevenir (Poupar) que Remediar…

Posted by eficienciahidrica em 2010/11/08

Daqui a 5 anos os países árabes poderão enfrentar uma grave crise de falta de água, alerta um relatório do Fórum Árabe para o Ambiente e Desenvolvimento (AFED, da sigla em inglês). O documento divulgado ontem mostra que nessa altura, as populações destes locais terão menos do que 500 m3 de água disponível por ano, per capita, o que representa menos de um décimo da média mundial (6mil m3).

“O mundo árabe já está a sofrer uma crise de escassez de água, que será agravada se não forem tomadas medidas” adverte o relatório exemplicificando que o abastecimento caiu para um quarto dos níveis verificados em 1960. O rápido crescimento populacional e as alterações climáticas são apontados como importantes factores de agravamento da situação. Cerca de 13 países árabes estão já entre as 19 nações com mais falta de água e em 8 países árabes as pessoas têm de sobreviver com menos de 200m2 de água por ano.

Mais de 43 % das águas residuais são descarregadas sem qualquer tratamento nestes países, enquanto apenas 20 % é reutilizado. Com 5% da população mundial, o mundo árabe tem mas apenas 1 % da água doce, por isso vários países do Golfo Árabe dependem fortemente de água do mar dessalinizada – que representa mais de metade da capacidade de dessalinização do mundo.

“Sem mudanças fundamentais nas políticas e práticas destes países, a situação vai piorar, com drásticas consequências sociais, políticas e económicas”, diz o relatório da AFED.

Fonte: http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=9861

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: