Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Perdas nos SMAS de Oeiras e Amadora já chegam aos 19%

Posted by eficienciahidrica em 2010/10/25

Na 5.ª Expo Conferência Nacional da Água, no painel dedicado às ‘Cidades do Futuro e Gestão do Ciclo Urbano da Água‘, Nuno Campilho, administrador dos SMAS de Oeiras e Amadora, demonstrou o trabalho que os serviços municipalizados têm feito em matéria de combate às perdas de água. De 30% de perdas, registadas há 10 anos, a entidades regista hoje cerca de 19%.

“O combate às perdas tem sido estratégico na nossa actuação. Hoje sabemos que 41% da nossa rede tem menos de dez anos e o tempo médio de resolução de roturas de água é inferior a 24 horas”, explicou o administrador.

Mas o controlo activo das perdas passou pela sectorização da rede, análise de caudais mínimos nocturnos, detecção de localização de fugas, entre outras medidas. Agora, aposta vai no sentido da utilização de novas tecnologias associadas à reabilitação, nomeadamente a telegestão/telecontagem, levantamento exaustivo de todas as infra-estruturas existentes e uma abordagem multi-utilities da telecontagem (utilização de um único contador para a medição de todas as utilities).

Mariz Machado, da Sisaqua, deu outro exemplo: a separação das águas pluviais a montante das ETAR. “A ideia é reduzir os custos do tratamento em alturas de pico de chuvas, que muitas vezes causam problemas graves nas ETAR. E nalguns casos esse controlo é fácil de fazer, basta instalar umas válvulas que fecham quando caudal sobe acima do estipulado”.

 

Embora não seja o objectivo do projecto “Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos” estudar as perdas de água antes de chegar a nossas casas, um ponto a salientar e que já foi referido num post (https://eficienciahidrica.wordpress.com/2010/02/14/sabia-que/) é que cerca de 40% da água é “perdida” no seu transporte e distribuição, a nível nacional…. Uma Verdade Inconveniente !!! Face a estes valores a notícia anterior deu conta das melhorias que se têm vindo a registar…. mas ainda muito há para fazer!!!

Na Região de Aveiro espera-se que os valores de desperdício também baixem drasticamente nos próximos anos. Para tal ajudará o investimento avultado que está previsto para os próximos anos (mais informação consultar http://www.adra.pt).

Mas como se poderá perceber… a Nossa Atitude é também fundamental…

Mais uma vez fica a mensagem…

Seja Eficiente…

e assim, Poupa Água… igualmente!!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: