Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Sonae Reduz em 1,6% o Consumo relativo de Água – Medidas de eco-eficiência reforçadas no Dia Nacional da Água

Posted by eficienciahidrica em 2010/10/01

A Sonae reduziu o consumo de água durante o ano 2009, como resultado das medidas de eco-eficiência adoptadas nas suas diversas áreas de negócio. Em termos globais, o consumo de água por volume de negócios diminuiu 1,6% em 2009 quando comparado com 2008, para 402 m3 por milhão de euros. Este feito foi acompanhado de uma redução de 3,2% da produção de resíduos face ao ano anterior, para 19 toneladas por milhão de euros.

No retalho alimentar, a redução no consumo absoluto de água atingiu 13,8% em 2009 no universo de lojas comparável, registando-se um consumo total de água potável de 797.011 m3. No último ano, foram implementadas uma série de medidas de eficiência no consumo de água que permitiram atingir estes resultados, tais como: a instalação de contadores parciais em várias áreas permitindo um maior controlo, bem como a instalação de fluxómetros em todas as torneiras, redutores de caudal em vários pontos e ponteiras em todas as mangueiras. Na área de Peixaria foi realizada a instalação de grelhas perfuradas para diminuir entupimentos; a produção de gelo foi adequada ao dia da semana e beneficiou da instalação de electroválvula com temporizador para derreter o gelo. A Sonae procedeu também à alteração do método de lavagem do buffer de frescos, aumentando a eficiência da operação, e efectuou uma sensibilização aos funcionários, nas reuniões diárias.

Na Sonae Sierra, graças às medidas de eco-eficiência adoptadas ao longo dos últimos sete anos, foi possível evitar custos no valor de cerca de 376.500 euros e poupar 151 milhões de litros de água em 2009. Aliás, o consumo de águas pluviais e reutilizadas quase duplicou, passando de 3,6% para 5,8% do total.

Na Sonaecom a água utilizada provém de duas fontes: da rede de abastecimento público e da água da chuva reutilizada. Em 2009, o consumo de água reutilizada atingiu os 2,8% (0,8% em 2008), tendo sido utilizada, por exemplo, na rega de edifícios e estando também prevista a sua utilização no combate a incêndios.

A Sonae tem um compromisso público de diminuição da Pegada Ecológica, tendo colocado em marcha um plano de iniciativas de eco-eficiência para 2010 e para os anos seguintes. Este plano inclui a realização de acções para reduzir o consumo potencial de água nas lojas, escritórios e operações, bem o aproveitamento de águas pluviais e residuais. As áreas de negócio da Sonae têm também prevista a realização de acções de sensibilização junto dos seus clientes e fornecedores, desde particulares a empresas, de forma a reduzir ainda mais a Pegada Ecológica.

Miguel Rangel, Director de Relações Institucionais, Marca e Comunicação da Sonae, realça que “as poupanças ambientais e financeiras obtidas pela Sonae devem servir de inspiração para outras empresas implementarem medidas de eco-eficiência. O Dia Nacional da Água pode ser o ponto de partida para esse caminho”.

Fonte: http://www.greengoods.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=152:medidas-de-eco-eficiencia-reforcadas-no-dia-nacional-da-agua&catid=6:noticias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: