Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Quercus denuncia que Programa Nacional para Uso Eficiente da Água (PNUEA) está “na gaveta” há 5 anos

Posted by eficienciahidrica em 2010/10/01

No Dia Nacional da Água, a Quercus alerta que o Programa Nacional para o Uso Eficiente deste recurso está “na gaveta”, desde que foi aprovado em Conselho de Ministros em Junho de 2005.

A associação ambientalista lembra que estão definidas, desde 2001, mais de 80 medidas para poupar água na agricultura, indústria e abastecimento para o consumo humano.

Levar Água às populações representa 46 por cento dos custos de produção de Água. Por isso, o programa nacional quer que, no espaço de dez anos, se consiga aumentar em 20 por cento a eficiência na utilização da Água. Isto corresponderia a uma poupança de 160 milhões de metros cúbicos por ano.

Mas, “com a não aplicação do programa, não há dados sobre a eficiência no consumo, dados esses que permitiriam a selecção das medidas mais adequadas e com melhor eficiência de custo”, lamenta a associação em comunicado.

A Quercus contactou as entidades que distribuem Água e concluiu que existem “muitos problemas de financiamento dos sistemas”.

Só com um preço justo e equilibrado à escala do país e metas de consumo (ou eficiência) obrigatórias (…) poderemos ter os resultados esperados em termos de poupança e eficiência na Água para consumo humano”, defende a associação.

Mas o trabalho não se limita à maior eficiência. A Quercus salienta que os objectivos para a reutilização da Água ainda estão longe. De acordo com o Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais, é necessário atingir até 2013 pelo menos 10 por cento de reutilização das águas residuais tratadas.

Estas medidas “são fundamentais para reduzir os custos das entidades e dos consumidores e deviam fazer parte de uma estratégia de desenvolvimento sustentável do país e de uma melhor preparação para épocas de seca”, acrescenta.

Para comemorar o Dia Nacional da Água, a Quercus e a Empresa Águas do Algarve SA lançaram hoje o projecto “Escolas Amigas da Água“. A ideia, explica a associação em comunicado, é “sensibilizar a comunidade escolar para o uso eficiente da água nesses espaços de ensino“, no sentido de “conseguir uma maior eficiência de utilização” deste recurso. O projecto está a receber a partir de hoje inscrições das escolas básicas do 1.º Ciclo de todo o Algarve; destas serão selecionadas oito.

Fonte: http://www.ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1458977

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: