Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Estádio Universitário de Coimbra aplica medidas que vão levar a uma Poupança de 37% nos Consumos de Água

Posted by eficienciahidrica em 2010/07/22

Projecto a um ano já começou a ser implementado e concilia intervenções técnicas com acções de sensibilização.
Está já a ser aplicado no Estádio Universitário de Coimbra um conjunto de medidas que permitirá que, no prazo de um ano, se atinja uma economia de 37% no consumo de água naquelas instalações. Em causa estão intervenções de promoção da eficiência hídrica – seja na aplicação de uma política de aquisição de material mais eficiente, seja na substituição de dispositivos existentes – e acções de sensibilização para práticas individuais do consumo.
Projecta-se que a poupança que será possível atingir se situe na ordem dos 4000 metros cúbicos de água por ano, o que equivalerá a uma poupança financeira de cerca de 21 000 Euros.
Algumas das medidas que estão a ser aplicadas, e que foram propostas após uma auditoria realizada pela Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP), são de relativa simplicidade e baixo custo, como a aplicação de ponteiras economizadoras em torneiras existentes, a instalação de torneiras temporizadas, a regulação dos tempos de abertura dos temporizadores das torneiras e duches, a regulação dos volumes de descarga ou a aplicação de redutores de caudal.
Paralelamente às intervenções de cariz técnico, o Estádio Universitário irá levar a cabo uma campanha de sensibilização junto dos utentes e dos funcionários, dando conta de pequenas alterações nos comportamentos individuais que poderão resultar em diminuições importantes do consumo de água. Em causa estão medidas como a redução dos tempos de abertura das torneiras ou a comunicação de fugas e mau funcionamento dos dispositivos.
O Estádio Universitário de Coimbra acolhe actualmente a prática de 22 modalidades, com uma média diária na ordem dos 1400 utilizadores. Nos últimos quatro anos, tem uma média de consumos de água de 11 000 metros cúbicos por ano, resultando num encargo anual médio superior a 44 000 Euros. Em Portugal, as ineficiências totais no uso da água estimam-se em aproximadamente 0,64% do Produto Interno Bruto.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: