Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Tarifários do Consumo de Água na Região de Aveiro (AdRA)

Posted by eficienciahidrica em 2010/07/02

Como deverão saber foi constituída a AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A., entidade responsável pela gestão dos Sistemas de Distribuição de Água para Consumo Humano e de Recolha e Drenagem de Águas Residuais, composta pelos municípios da Região de Aveiro (Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos) (e agora Ovar também) (mais informações em https://eficienciahidrica.wordpress.com/2010/05/04/tarifarios-aumentam-eficiencia-hidrica-precisa-se-2/ ou  http://www.adra.pt).

Mas com isso também surgiram algumas alterações ao nível dos tarifários nos diferentes municípios. Em alguns casos, o acréscimo é avultado. Actualmente, existem algumas discrepâncias de custo entre municípios, embora o objectivo seja que em 2014 o valor seja único por Escalão para todos os municípios. Mas para perceber as diferenças actualmente existentes elaborou-se três folhas em Excel. Para aceder clique no seguinte link:

http://www.regiaodeaveiro.pt/website/eheep/precoaguaadra1.zip

Para uma pequena explicação na folha “Custo por Escalão Município” encontra-se o valor que terá que ser pago por município consoante a quantidade de água consumida por habitação e nas últimas 3 colunas uma curiosidade para perceber quantas vezes os valores do escalão B, C e D é superior em relação ao Escalão A. Na última linha estão os valores médios pagos em todos os municípios. Já na folha “Município vs Municípios AdRA” está uma comparaçãoem termos percentuais entre o Valor Médio Pago em Todos os Municípios vs Valor por Município nos diferentes escalões, estando a vermelho aqueles que estão acima do valor médio. Já na última folha “Comparação entre municípios” está uma avaliação em pormenor da diferença entre municípios por município entre escalões (de referir que a sinal negativo o valor pago é inferior e valor positivo paga-se mais (todos os valores em percentagem).

Para os residentes na Região de Aveiro poderá ter o seu interesse, e onde se poderá tirar algumas dúvidas e encontrar algumas curiosidades.

De referir que numa avaliação muito superficial verifica-se que o município de Sever do Vouga será aquele que se encontra mais próximo dos valores médios.

Nota: embora se tenha colocado o município de Ovar nas tabelas ainda não se tem conhecimento dos valores que o município irá pagar.

Anúncios

2 Respostas to “Tarifários do Consumo de Água na Região de Aveiro (AdRA)”

  1. […] do Consumo de Água na Região de Aveiro (AdRA)“ (que se poderá verificar no link https://eficienciahidrica.wordpress.com/2010/07/02/tarifarios-do-consumo-de-agua-na-regiao-de-aveiro-…) verificámos que houve um problema técnico não permitindo assim aceder ao ficheiro de excel que […]

  2. […] Tarifários do Consumo de Água na Região de Aveiro (AdRA) Julho, 2010 1 comentário 3 […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: