Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Consumo de Água voltou a cair em Lisboa (2005/2006). Perguntas existem…e Respostas???

Posted by eficienciahidrica em 2010/05/25

EPAL perdia Vendas pelo 2.º ano consecutivo

Notícia de 27 de Março de 2007 (cerca de 3 anos atrás) referia que a EPAL, empresa responsável pelo abastecimento de Água ao concelho de Lisboa, fechava o 2.º ano da sua história centenária com quebra de procura. A redução de consumo sentira-see pela 1.ª vez em 2005. Em 2006 voltaria a cair 3%. “Um facto eventualmente decorrente do impacte das campanhas de sensibilização para o Uso Eficiente da Água”, explicava a empresa. Mas não é só a procura de Água que caía. A tendência estendia-se também aos lucros.

Adaptado: http://economico.sapo.pt/noticias/consumo-de-agua-volta-a-cair-em-lisboa_48412.html

Esta notícia já “antiga” tem como objectivo colocar em aberto alguns pontos de discussão (perguntas vistas da perspectiva dum cidadão) e são eles:

  • A preocupação com o Recurso Água não é “antiga”, mas surgiu, pelo menos em Portugal nos últimos 5 anos, no máximo, na última década???
  • A redução do consumo de Água poderá implicar uma redução também nos lucros das empresas (tal como na notícia referido)???;
  • Se existe redução de lucros, os valores por m3 subirão pelo simples facto de quererem manter os lucros ou pelo facto de quererem aplicar “como que uma coima” pelo gasto excessivo de Água??? Ou será ambas???
  • Algumas vez chegámos realmente a pagar o real valor da Água que consumimos em nossas casas?
  • “Perante a lei (referido na Constituição da República), os municípios podem subsidiar o preço de Água”. Será esta uma boa prática? Por exemplo, a Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, refere que não (ver em http://aeiou.expresso.pt/o-aumento-do-preco-da-agua-e-inevitavel=f583073)
  • Já que Nós, cidadãos, desperdiçamos tanta Água, porque não as entidades estatais não darem o exemplo, de forma a que posteriormente, o possam exigir??? Será esta ideia… justa??? Ou todos Nós temos responsabilidade, e teremos que dar o exemplo???
  • E porque não pensarmos e agirmos para ser Hidricamente Eficientes em nossas casas… e pagarmos do nosso bolso, caso o queiramos, ou então, porque não, caso estejamos interessados em aderir ou remodelar as nossas casas podermos ser subsidiados financeiramente???

Muitas outras questões se poderiam levantar… mas ficam aqui algumas que poderão levar a muitas mais perguntas… tentando alcançar respostas minimamente plausíveis, justas, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis…

… Será que é possível… “aderirmos” à EFICIÊNCIA HÍDRICA???


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: