Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Desperdício de Água custa 4 milhões/ano à Região de Aveiro

Posted by eficienciahidrica em 2010/05/21

Mais de 40% da Água que circula nos 1300 quilómetros de rede dos 10 municípios que integram a empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA) é desperdiçada através de perdas provocadas por falhas no sistema (maioria), ligações clandestinas e erros dos contadores, não sendo por isso facturada.

A empresa compra por ano, em média, 33 milhões de metros cúbicos (m3) de água. Destes, cerca de 40% perdem-se, ou seja, há 13 milhões de m3 de água por ano, avaliados em 4 milhões de euros, que não são facturados”, disse Sérgio Lopes.

As declarações do administrador da AdRA foram proferidas durante a apresentação do Plano de Controle e Minimização de Perdas e Infiltrações. A AdRA pretende reduzir para 20% as perdas até 2015. “Para isso, vamos instalar nos próximos 2 anos tecnologia de detecção de fugas nos 1300 kms da rede dos 10 municípios que fazem parte da empresa”, acrescentou Fernando Vasconcelos, da AdRA.

Os primeiros testes estão a ser feitos numa zona piloto. A empresa escolheu a zona das Glicínias, em Aradas, Aveiro, onde existem 2300 clientes. Os primeiros resultados apontam para que nessa zona não haja perdas relevantes, afirmaram os responsáveis da EPAL, que estão a colaborar na formação dos técnicos da AdRA. Em Lisboa, onde a EPAL opera, a empresa conseguiu reduzir as perdas de 27 milhões de m3 em 2005 para 15,4 milhões de m3 em 2009. A AdRA gere a água e saneamento de Aveiro, Águeda, Albergaria, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ol.Bairro, S. Vouga, Ovar e Vagos.

Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Aveiro&Option=Interior&content_id=1575010

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: