Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos…

… O Caminho para a Gestão Sustentável da Água!!!

Novo Sistema para Aproveitar a Água da Chuva chega a Portugal

Posted by eficienciahidrica em 2010/04/01

Objectivo: Drenar a água da chuva…

    Este é um sistema que os autores consideram ecológico, económico, flexível tendo ainda uma elevada performance, estando de a chegar à Europa. Em países como África do Sul ou Nova Zelândia, o sistema sifónico é o mais utilizado e a OLI – Oliveira & Irmão, S.A. quer agora a implementá-lo em Portugal. Rain Plus é o nome do produto.

    Antes de mais, recorde-se que existem duas maneiras para não deixar acumular a água da chuva no topo do edifício. O sistema convencional, normalmente denominado gravitacional e o sifónico (sistema de vácuo). O sistema sifónico impede a entrada de ar na tubagem, o que permite tirar partido da secção do tubo, enchendo-o totalmente, e trabalhar a 100%. O caudal escoado atinge assim velocidades dez vezes superiores aos do sistema comum.

    O RainPlus chega assim a Portugal, curiosamente, no final de um Inverno bastante chuvoso, através da Valsir, empresa italiana que se associa à OLI. Depois de a Valsir ter apostado no mercado da Oceania e África, o foco da empresa está agora direccionado para a Europa. A empresa portuguesa apresentou este produto recentemente, na Casa do Futuro, em Lisboa, numa conferência dinâmica e com direito à apresentação de um simulador de produto.

    Segundo o representante da Valsir as vantagens são económicas (porque o sistema tem menor custo em termos de equipamento (os tubos têm um diâmetro mais pequeno)) e a sua flexibilidade (pode ser montado na periferia do edifício e mesmo ser levado para a obra previamente construído). Acima de tudo, há mais-valias ecológicas. O RainPlus direcciona os tubos de queda para reservatórios de água que pode depois ser reutilizada na rega ou no combate a incêndios.

    De notar que este produto está apenas direccionado para grandes equipamentos, como centros comerciais ou edifícios públicos (torna-se mais eficaz). A OLI está, neste momento, a organizar workshops para a sua aplicação, direccionados a instaladores e projectistas.

    Fonte: Planeta Azul no link http://www.planetazul.pt/edicoes1/planetazul/desenvArtigo.aspx?c=2253&a=17363&r=37&pesq=1

    Anúncios

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s

     
    %d bloggers like this: